niedziela, 14 listopada 2010

Os Cus de Judas- Escritor médico ou médico escritor?



Queria voltar para a minha primeira entrada e concentrar-se mais no aspecto semântico do livro e no modo como as duas profissões desempenhadas pelo ALA interferem-se criando o seu estilo. António Lobo Antunes não só refere-se a lilnguagem relacionada com medicina, o que é relevante no seu estilo é, como diz Norberto do Vale Loureiro Cardoso «linguagem gongórica». ALA usa metáforas complicadas, acho que todo o livro pode ser compreendido como uma metáfora da guerra, como «uma semantização textual continuada, como uma frase interminável». Esta faceta barroca do romance também é constituida pelas referencias que o narrador faz ao longo do seu discurso. Como um poeta barroco ele usa tantas referencias para explicar melhor o sentido que quer nos transmitir. Junto com a riqueza de linguagem aparece ironia azeda de Antunes o que sublinha a ironia, é sarcastico e bonito ao mesmo tempo.

«(...) casado com uma espécie de botija de gazcidla enfeitada de colares estridentes, sempre a queixar-se aos oficiais dos beliscões com que os soldados lhe homenageavam as nádegas atlânticas, difíceis, aliás, de discernir numa mulher aparentada a um imenso glúteo rolante em que mesmo as bochechas possuíam qualquer coisa de anal e o nariz se aparentava a inchaço incómodo de hemorróida (...)»

«o refelxo do génio, e sobre as nossas cabeças ungidas tombam as línguas de fogo de Johny Espirito Santo Walker
Não acham que o uso de termos médicos, estranhos para quem não estudou medicina, enriquece e tonra ainda mais gongórico o discurso de ALA?

Para mim ALA no primeir lugar é escritor, se não não houvesse na sua obra uma linguagem tão cuidadosamente trabalhada, bonita, complicada e obscena ao mesmo tempo. Mas disso escreverei numa outra entrada.

1 komentarz:

  1. Há realmente vários autores que consideram barroco o estilo de ALA, vendo na sua escrita actualizações das antigas ideias de cultismo e conceptismo. Mas gostaria que analisasses com maior pormenor essa característica. E que explicasses também o que entendes por "gongórico", porque há diferença entre "barroco" e "gongórico". E achas que a presença do obsceno na sua linguagem também é uma influência do Barroco?

    OdpowiedzUsuń