poniedziałek, 3 stycznia 2011

Valter Hugo Mãe

VHM é um escritor que não faz ivestigações para os seus livros, o que interessa ao autor é ficcionar o real. E o vencedor da 5a edição do Prémio Literário José Saramago com o livro O Remorso de Baltazar Serapião. José Saramago comentou que o livro é «um tsunami linguístico, semántico, sintáctico.(...) é um livro que subverte. A primeira coisa que nos surpreende ao ver a capa deste romance é a falta de maiúsculas. A razão não é tão complicada como podemos supor. Como diz VHM ou mlehor vhm «Sempre gostei das minúsculas. Arrancando as maiúsuculas do ínicio das frases, as pessoas aceleram a leitura, ficam um puco sem travessões e chega-se mais de pressa ao fim»
O romance com que vhm ganhou o prémio de J.S conta uma história da família Serapião. È uma família madieval pobre que na sua vila ganhou algunha de vaca. A vaca dos Serapiões mora em casa e é tratada como um membro da família. Alguns até dizem que os irmãos são filhos da mesma. Como refere numa das entrevistas o autor ele inspirado pelo Almafa Negreiros, o autor queria dar aos animáis domésticos os nomes das famílias, fiz o contrário.

Como já disse antes o livro não é histórico, é ficcional. A linguagem pode parecer medieval, mas não é, é o jogo que o autor faz como leitor. A linguagem é um portugues imaginado que, tal como a história em J.Saramago parece ser mais real e convincente do que a verdadeira linguagem medieval.

Brak komentarzy:

Prześlij komentarz