niedziela, 16 stycznia 2011

Machismo em o remorso de baltasar serapião

A posição dos homens em relação às mulheres é um dos elementos do romance que me chocou. Não sou uma pessoa demasiadamente sensível, mas as descrições do acto sexual em que a mulher  é diminuída às «mamas, pernas e buracos» desgostaram-me. Os homens no romance são difíceis de descrever. Por um lado representam todas as características que causam nojo são sujos, grosseiros e parecidos com os animais. Por outro lado representam características contrárias. Baltasar durante a noite de núpcias está preocupado com o conforto da sua mulher. Os homens desfrutam do poder que têm. O que me estranhou foi também o desejo sexual que eles têm. Desejo parece incontrolável. Se não encontram alívio com mulheres usam animais.A opressão da mulher e a dominação masculina no romance são um dos elementos mais crueis, acho que muito mais curéis do que a linguagem de desrições.
O machismo é uma idelolgia segundo qual os homens são superiores às mulheres por causa do seu sexo e de um conjunto de cacterísticas como força física maior, dominação social, independencia etc.
A mulher é inferior segundo esta ideologia, porque é uma ameaça para a posição do homem, se ela assumir o poder e as responsabilidades do homem quem terá de trabalhar em casa e ser obiediente será o homem. O orgulho do homem não permite que aquela situação aconteça por isso usa violencia, para dar lição à mulher, para mostrar onde é que o lugar dela. Também o silencio que a mulher têm de manter é um modo de controlá-la. Os homens tem medo daquilo que as mulheres sabem e daquilo que podem meter na cabeça das crianças. Os sonhos e a vida que as mulheres imaginam são para homens tortos, são assim porque não correspondem com a visão da mulher silenciada, obediente e submissa, mulher ideal de cada machista. 


Brak komentarzy:

Prześlij komentarz